Curso Livre – Em Transe: Filosofia, Mitologia e Tragédia

Promovido pelo Theatro Municipal, Filosofia & Arte e Le Monde Diplomatique Brasil, o curso explorará o caráter problemático da existência e a relação do pensamento de filósofos como Aristóteles, Nietzsche e Deleuze com os elementos essenciais do teatro antigo: música, deuses, máscaras, heróis, destino e natureza. Serão quatro encontros, às terças-feiras, nos dias 4, 11, 18 e 25 de abril de 2017, das 19h às 20h50, na Sala Mário Tavares – no Prédio Anexo do TM – com  os professores Ana Beatriz Antunes e Luame Cerqueira. Este curso é voltado a todos interessados, iniciantes ou iniciados. Um convite a todos que querem se aventurar no pensamento.
A tragédia aparecerá não apenas como uma expressão do cenário social, cívico e religioso que a envolve, mas sobretudo como experimentação supra-individual, modificadora do corpo e do espírito. A tragédia grega não era apenas um gênero poético, caracterizada por um desenlace desastroso: sempre foi um lugar de intensificação e problematização do pensamento. Percorrendo obras de Ésquilo, Sófocles e Eurípedes, serão apontados os aspectos estéticos, míticos e metafísicos que introduzem no teatro a relação do homem com forças que o ultrapassam.

Sobre os professores:

Ana Beatriz Antunes Gomes – Doutora em Filosofia pela Université de Toulouse II (França) e pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) na área de Estética e Filosofia da Arte. Mestre em Filosofia Moderna e Contemporânea, com ênfase em teoria do conhecimento e filosofia das ciências pela UERJ, graduada e licenciada em Filosofia pela UERJ. Estudou cinema e realizou curtas-metragens. Participou do curso – Histoire de l’Art.(Le Club de l´Art) – Paris. 2011, 2012. Deu conferências em universidades (UERJ, UFF, Estácio de Sá, Université de Toulouse) e instituições renomadas como a Escola Superior de Guerra, em seu Curso Superior de Inteligência Estratégica (2014). É cofundadora do projeto Filosofia & Arte Cursos Livres, pelo qual ministra cursos no Rio de Janeiro e São Paulo.

Luame Cerqueira – Foi Professor Substituto da UERJ, doutorando em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com estágio de pesquisa pela Université de Toulouse II (França). Mestre em Filosofia Moderna e Contemporânea, na área de Estética e Filosofia da Arte, graduado e licenciado em Filosofia pela UERJ. Estudou cinema e realizou curtas-metragens. Participou do curso – Histoire de l’Art. (Le Club de l’Art) – Paris. 2011, 2012. Deu conferências nas principais universidades do Rio de Janeiro (UERJ, UFF, UFRJ). É cofundador do projeto Filosofia & Arte Cursos Livres, pelo qual ministra cursos no Rio de Janeiro e São Paulo.

Serviço:
Dias: 4, 11, 18 e 25 de abril de 2017, das 19h às 20h50

Investimento:
Inteira:
R$ 260,00 (os quatro encontros)
R$ 80,00 (aula avulsa)

Desconto de 25% para estudantes e professores do Ensino Fundamental, Médio e Superior, bem como para Funcionários do Estado do Rio de Janeiro*:
R$ 195,00 (os quatro encontros*)
R$ 60,00 (aula avulsa*)
(*) Apresentar comprovante atualizado.

O pagamento pode ser parcelado em até doze vezes com juros.

Certificado de Participação –  para aqueles que comparecerem em pelo menos três aulas e solicitarem ao final do curso.

Inscrições pelo site  http://www.filosofiaearte.com.br

Local – Sala Mário Tavares (Teatro B) / Prédio Anexo (Acesso pelo Boulevard da Avenida Treze de Maio). Theatro Municipal: Praça Floriano, s/nº – Centro.