Curso livre no Theatro Municipal: História e Arte

“A Idade Média não existe. Este período de quase mil anos, que se estende da conquista da Gália por Clóvis até o fim da Guerra dos Cem Anos, é uma fabricação, uma construção, um mito, quer dizer, um conjunto de representações e de imagens em perpétuo movimento…”. Dessa forma Christian Amalvi inicia seu verbete intitulado ‘Idade Média’ no aclamado Dicionário Temático do Ocidente Medieval, declarando a inexistência desse extenso período da história da humanidade. Há tempos os historiadores abandonaram a premissa de seu trabalho como uma tentativa de “reconstruir o passado”, objetivo inatingível para homens e mulheres do século XXI que, presos ao seu próprio tempo, não podem compreender toda a complexidade humana de outrora.

Que Idade Média imaginamos? Como a construímos? E o quê podemos aprender sobre o período por meio desse mito?

Sem a pretensão de colocar um ponto final aos questionamentos, vamos explorar mais da história do medievo por meio de expressões artísticas posteriores, tomando como ponto de partida a visão desses autores, compositores e artistas.

AULA 1 – Os estudos medievais e a medievalidade

AULA 2 – As “heranças” medievais na literatura: contos de fadas e a literatura fantástica

AULA 3 – Ópera, música e medievalidade: a cantata “Carmina Burana” e a ópera “Ouro do Reno”

AULA 4 – O maravilhoso e o cotidiano: os balés “Giselle” e “O Lago dos Cisnes

Horário:
19h às 20:50h 

Boa tarde! Para efetuar a inscrição, basta nos enviar seu nome completo e levar o comprovante de pagamento do curso para a primeira aula. A compra pode ser realizada exclusivamente em  nossa bilheteria.

Contatos: 
2332 9152