FILOSOFIA, MITOLOGIA E O AMOR – Theatro Municipal do Rio de Janeiro

FILOSOFIA, MITOLOGIA E O AMOR

Seria o amor físico ou metafísico, falta ou excesso, ilusão ou uma maneira de acessar o divino? Concerniria ele às leis da natureza ou seria ele a força que as desafia? Mobiliza o desejo ou a amizade? Seja como for, o amor participa do seio mesmo de muitas criações artísticas, sobretudo da Ópera, a qual revive e confere outra expressão a temas mitológicos antigos, gregos e celtas, que problematizaram-no inesgotavelmente. Por exemplo, ‘Orfeu e Eurídice’, de Gluck, e ‘Tristão e Isolda’, de Wagner, mostram que o amor vale até mesmo uma visita ao mundo dos mortos.

Percorreremos lendas gregas e doutrinas filosóficas que tratam do amor desde sua dimensão cósmica até o nível das relações humanas. Estarão entre nós Platão, Epicuro, Bergson, Deleuze, entre outros filósofos, bem como as histórias de Eros e Psiquê, do rapto de Perséfone, entre outros excitantes do pensamento criador.

PÚBLICO ALVO: A todos interessados, iniciantes ou iniciados. Um convite a todos que querem se aventurar no pensamento!

DIAS:
Serão 3 encontros, às terças-feiras.
Dias 12, 19 e 26 de junho de 2018, das 19h às 20h50

INVESTIMENTO:
-INTEIRA:
R$ 220 (os 3 encontros)
R$ 90,00 (aula avulsa)
Valor com desconto para ESTUDANTES E PROFESSORES do ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO e SUPERIOR, BEM COMO SERVIDORES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO*:
R$ 180 (os 3 encontros*)
R$ 75,00 (aula avulsa*)

Sala Mário Tavares (Prédio anexo ao Theatro, Avenida Almirante Barroso 14)