Notícias

 

__________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

 

 

 

 

 

 

 

__________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

 

 

__________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

AVISO IMPORTANTE AOS ASSINANTES

DA TEMPORADA ARTÍSTICA 2016

 

A Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro, vinculada à Secretaria de Estado de Cultura (SEC), informa que iniciará a partir do dia 21 de maio a restituição aos assinantes dos valores referentes a ingressos de espetáculos que foram cancelados, alterados ou substituídos: ópera La Bohème, que será apresentada em forma de concerto (opcional); balé La Sylphide, substituído por O Lago dos Cisnes (opcional); e ópera O Barbeiro de Sevilha, cancelada.

 

Os assinantes da Temporada 2016 poderão dirigir-se à bilheteria do Theatro Municipal, portando os ingressos originais, documento original de identidade e CPF. Será solicitado ao titular da assinatura o preenchimento de formulário com seus dados bancários para depósito do valor a ser restituído num prazo de 5 a 10 dias.  Informamos que não será possível a devolução em espécie ou o depósito em conta poupança.

 

Lamentamos os transtornos decorrentes das alterações em nossa programação e contamos com a presença de nosso querido público nos demais concertos, óperas e balés da Temporada 2016.

 

 

Veja a programação atualizada em www.theatromunicipal.rj.gov.br

 

                                                                                           Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro

__________________________________________________________________________________________________________________________

 

AVISO IMPORTANTE

VISITA GUIADA, INFORMAÇÕES E BILHETERIA

 

Em função dos procedimentos preventivos contra  mosquitos, com

aplicação de produtos tóxicos,

NO DIA 13 DE FEVEREIRO DE 2016 (SÁBADO), os setores de VISITA

 GUIADA, de INFORMAÇÕES e de BILHETERIANÃO FUNCIONARÃO.

 

_____________________________________________________________________________________

 

 

 

_____________________________________________________________________________________

 

AVISO IMPORTANTE

FUNCIONAMENTO DURANTE AS FESTAS

VISITA GUIADA, INFORMAÇÕES E BILHETERIA

 

 A Fundação Theatro Municipal comunica que,em função dos pontos facultativos e

dos feriados de Natal e de Ano Novo, os setores de Visita Guiada, de

Informações e de Bilheteria

 

NÃO FUNCIONARÃO nos dias 24, 25 e 31 de dezembro de 2015 e

01 de janeiro de 2016.

 

  _____________________________________________________________________________

 

AVISO IMPORTANTE

 

A Fundação Teatro Municipal informa que, excepcionalmente,

neste sábado,12 de dezembro de 2015, não haverá Visita Guiada.

 _____________________________________________________________________________


 

ACADEMIA DE ÓPERA BIDU SAYÃO

DO THEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO

A Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro – vinculada à Secretaria de Estado de Cultura – anuncia a criação de sua Academia de Ópera Bidu Sayão. Ligada à Diretoria Artística do Theatro Municipal, a Academia tem por objetivo o desenvolvimento artístico e musical de jovens cantores líricos brasileiros, abordando os aspectos teóricos e práticos do trabalho profissional em ópera.

A Academia de Ópera receberá até 16 (dezesseis) cantores, entre 18 (dezoito) e 35 (trinta e cinco) anos, para um período de residência de um ano com possibilidade de renovação por igual período, para estudos vocais, cênicos e musicais, sob a coordenação do tenor Eduardo Alvares.

Os alunos, selecionados através de audição, participarão de atividades pedagógicas que incluem aulas, masterclasses, estudo de repertório, ensaios e concertos, com trabalho focado na expressão musical e dramática. Os alunos poderão também participar das produções do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, fazendo parte de segundos elencos e papéis comprimários na temporada oficial de óperas e concertos (sinfônicos e de câmara), assim como de espetáculos especialmente produzidos com finalidades artísticas e pedagógicas, realizados com piano ou com orquestra.

Os alunos terão acesso aos ensaios e concertos das produções da temporada do Theatro Municipal e participarão de aulas e palestras com os artistas da casa e convidados. Para a temporada de 2016 estão previstos os seguintes títulos:

- Don Quichotte, de Massenet

-La Bohème, de Puccini

 -Orfeu e Eurídice, de Gluck

- O Barbeiro de Sevilha, de Rossini

- Mozart & Salieri, de Rimsky-Korsakov

-  Lo Schiavo, de Carlos Gomes

-  Jenufa, de Janácek

-  Serse, de Händel

- Dido e Enéas, de Purcell

- Savitri, de Holst

- Ópera inédita de Tim Rescala

Os alunos selecionados não receberão bolsas ou ajuda de custo, mas serão remunerados através de um cachê artístico, caso venham a ser selecionados para alguma participação como solistas em óperas e concertos. Os valores dos eventuais cachês artísticos serão estipulados individualmente, de acordo com as dimensões dos papéis assumidos e a quantidade de récitas.

Os candidatos serão selecionados através de audição, em duas etapas. As inscrições poderão ser feitas de 23 de novembro a 11 de dezembro de 2015, através do e-mail academiadeopera.tmrj@gmail.com. O candidato deverá enviar, anexado ao e-mail, a ficha de inscrição (formato PDF), currículo em uma lauda (formato PDF) e cópia digitalizada do documento de identidade (formato JPG ou PDF).

No mesmo e-mail deverá encaminhar links para dois vídeos postados na internet (You Tube ou Vimeo) com árias de livre escolha cantadas em duas línguas distintas, sendo uma delas obrigatoriamente em italiano e a segunda em alemão ou em francês, interpretadas ao piano ou em apresentações ao vivo com piano ou com orquestra. Após a pré-seleção os candidatos aprovados na primeira etapa serão informados por e-mail da audição para a segunda etapa.

Ao efetivar sua inscrição o candidato manifestará sua concordância com as normas do processo de seleção, sem que possa alegar desconhecimento das mesmas.

Os candidatos selecionados para a Academia de Ópera Bidu Sayão do Theatro Municipal do Rio de Janeiro participarão das atividades propostas pela Coordenação e Diretoria Artística e deverão primar pela assiduidade, pontualidade e urbanidade.

Ao final de cada semestre de estudos, os alunos serão avaliados e poderão ter sua residência artística renovada ou não.

André Cardoso

Diretor Artístico

 

Bruno Furlanetto

Chefe da Divisão de Ópera

 

Eduardo Álvares

Coordenador da Academia de Ópera

 

  

 

 Download Ficha de Inscrição 

 _________________________________________________________________________________________________________________________

 

AVISO IMPORTANTE

 

A Fundação Teatro Municipal informa que, excepcionalmente, não haverá Visita Guiada a partir das 14 horas

 

desta quinta-feira,27 de agosto de 2015.

 

 

__________________________________________________________________________________________________________________________

 

         

A Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro informa que os próximos concertos com o Coro e

Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal serão no Projeto Aquarius, sábado, dia 22, com regência de

Isaac Karabtchevsky, e na próxima sexta-feira, 28, quando será apresentada a "Petite Messe Solennelle",

de Rossini, com regência de Jésus Figueiredo.

 

Por equívoco, foi publicado no jornal O Globo o anúncio do nosso último concerto.

 

         Esperamos vocês nos dias 22 e 28!

 

_____________________________________________________________________________________

 

THEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO

ANUNCIA AUDIÇÕES PARA SOLISTAS DA ÓPERA

AS BODAS DE FÍGARO, DA TEMPORADA 2015

 

       A Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro, vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, anuncia AUDIÇÕES para papéis solistas (segundo elenco e comprimários – aqueles que se encarregam das partes secundárias) da ópera AS BODAS DE FÍGARO, de W. A. Mozart, que fará parte da Temporada 2015 nos dias 19, 20, 21, 22, 26, 27, 28 e 29 de novembro, com direção cênica de Livia Sabag e regência do Maestro Tobias Volkmann. Nos papéis centrais estão as sopranos Carla Cottini (Susanna) e Maíra Lautert (Condessa), os barítonos Rodrigo Esteves (Fígaro) e Douglas Hahn (Conde), a mezzo-soprano Malena Dayen (Cherubino), o baixo Savio Sperandio (Bartolo) e o tenor Raoni Hübner (Basílio). Os candidatos a intérpretes dos personagens Fígaro, Susanna, Conde, Condessa, Basílio, Marcelina, D. Curzio, Barbarina e Antônio deverão fazer suas inscrições exclusivamente por e-mail até o dia 24 de agosto. As audições serão realizadas no dia 25 de agosto, a partir das 14h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

 

       Obra-prima do teatro lírico de todos os tempos, As Bodas de Fígaro estreou em 1786, em Viena, sob a direção do próprio Mozart. Ambientada no fim do século XVIII, nos arredores de Sevilha, retrata o romance entre Fígaro  e Susanna, criados do Conde e da Condessa Almaviva, que estão de casamento marcado para breve. No entanto, um obstáculo à união feliz dos servos é que o Conde passa um longo período tentando  seduzir Susanna, levando os noivos a acreditar que o nobre não abrirá mão do abominável Direito do Senhor, que dava ao patrão o privilégio de passar a noite de núpcias com sua empregada, antes do futuro marido.

 

SERVIÇO: AUDIÇÕES PARA PAPÉIS SOLISTAS DO SEGUNDO ELENCO DA ÓPERA AS BODAS DE FÍGARO, DE W. A. MOZART

 

INSCRIÇÕES:

até 24 de agosto, exclusivamente pelo e-mail

    artisticatheatromunicipal@gmail.com

 

PERSONAGENS: Fígaro, Susanna, Conde, Condessa, Basílio, Marcelina, D. Curzio, Barbarina e Antônio

 

PERÍODO DE MONTAGEM:

Novembro de 2015

AUDIÇÕES:

25 de agosto 2015, a partir das 14 horas

 

LOCAL:

Theatro Municipal do Rio de Janeiro – Praça Floriano, s/n

 

 

Nas inscrições feitas exclusivamente por e-mail deverão constar:

 

* NOME COMPLETO

* NÚMERO DE DOCUMENTO DE IDENTIDADE

* CURRÍCULO (máximo de uma lauda em formato Word em arquivo anexado)

* PAPEL PARA O QUAL AUDICIONARÁ

 

 

Trechos a serem apresentados pelos candidatos:

 

FÍGARO: Ária – Non più andrai, farfallone amoroso

              Recitativo e Ária – Tutto è disposto / Aprite un po' quegli occhi

 

SUSANNA: Ária – Venite, inginocchiatevi

                 Recitativo e Ária – Giunse alfin Il momento / Deh vieni non tardar

 

CONDE: Recitativo e Ária – Hai già vinta la causa

 

CONDESSA: Cavatina – Porgi amor qualche ristoro

                   Recitativo e Ária – E Susanna non vien

 

BASÍLIO: Ária – In quegl'anni, in cui val poco

 

MARCELINA: Ária – Il capro e La capretta

 

BARBARINA: Cavatina – L’ho perduta, me meschina

 

D. CURZIO: Ária de Basílio – In quegl'anni, in cui val poco

 

ANTÔNIO: Ária de Fígaro – Non più andrai, farfallone amoroso

 

 

Para mais informações: artisticatheatromunicipal@gmail.com

 Informações para imprensa: 2332-9205 / 2332-9238 / 98596-6489

__________________________________________________________________________________________________________________________

 

Rio de Janeiro, 17 de Abril de 2015.

 

 

AVISO IMPORTANTE 

 

 

     VISITA GUIADA, BILHETERIA E SETOR DE INFORMAÇÕES TERÃO HORÁRIOS DIFERENCIADOS DURANTE OS FERIADOS.

 

 Dias 21 e 23 de Abril:

Informações – 10h às 16h

Bilheteria – 10h às 18h

Visita Guiada – 11h, 12h e 13h

 

Dias 20, 22 e 24 de Abril:

 

Os setores funcionarão normalmente.

 

 

_____________________________________________________________________________

 

 

Rio de Janeiro, 30 de março de 2015.

 

 

   AVISO IMPORTANTE      

 VISITA GUIADA, BILHETERIA E SETOR DE INFORMAÇÕES TERÃO HORÁRIOS

 DIFERENCIADOS DURANTE A SEMANA SANTA

 

Fundação Theatro Municipal comunica que os setores de Visita Guiada, Bilheteria Informações  funcionarão em horários diferenciados no período da Semana Santa.

 

Dias 02, 03 e 04 de abril:

 

Informações – 10h às 16h

Bilheteria – 10h às 18h

Visita Guiada – 11h, 12h e 13h

 

  

Dia 05 de abril:

 

Informações, Bilheteria e Visita Guiada – não funcionarão.

_________________________________________________________________________________________________________________________

Rio de janeiro, 27 de Março de 2015

 

AVISO IMPORTANTE

THEATRO MUNICIPAL SUSPENDE A APRESENTAÇÃO DO QUARTETO SALUT SALON DO DIA 12 DE ABRIL

Atendendo a solicitação da Poladian Produções, a Fundação Teatro Municipal suspende a apresentação do quarteto alemão Salut Salon, que seria realizada no dia 12 de abril de 2015, às 16h. A Direção do Theatro Municipal acata a solicitação assinada pelo empresário Manoel Poladian, em virtude das manifestações políticas programadas para esse mesmo domingo, em questão.

Os clientes, que desejarem a devolução de seus ingressos, deverão se dirigir a Bilheteria do Theatro Municipal para a devolução que será feito pelo Chefe ou Supervisor de Bilheteria com a apresentação dos ingressos originais.

 

_________________________________________________________________________________________________________________________

 

Rio de janeiro, 03 de março de 2015.

 

Theatro Municipal homenageia os 450 anos do Rio de Janeiro

 

             A Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro, vinculada à Secretaria de Estado de Cultura (SEC), reiniciou suas atividades artísticas com o Concerto Comemorativo aos 450 Anos da Cidade do Rio de Janeiro, no dia 2 de março, às 20h. O espetáculo, com o Coro e a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal e regência do Maestro Isaac Karabtchevsky, Presidente da FTM, foi prestigiado pelo Governador Luiz Fernando Pezão, a primeira-dama Maria Lucia Jardim; a Secretária de Estado de Cultura, Eva Doris Rosental; e o vice-governador Francisco Dornelles e sua esposa, Cecília Andrade Dornelles; todos ciceroneados por Emílio Kalil, presidente da Comissão de Programação do Theatro Municipal.

          No programa, que contou com as participações de solistas convidados como a soprano holandesa Annemarie Kremer, a mezzo-soprano Denise de Freitas, o tenor polonês Jacek Laszczkowski, o barítono alemão Kay Stiefermann e o gaitista José Staneck, além do Coral Infantil da UFRJ, foram apresentadas as composições do carioca Heitor Villa-LobosConcerto para Harmônica e Orquestra e Mandú-Çárárá –, a obra de Nelson Ayres em tributo à Cidade Maravilhosa, Cantos do Rio, e o quarto movimento da Sinfonia n.º 9 em ré menor, op. 125, de Ludwig van Beethoven, mais conhecido como “Ode à Alegria”.

Lotando a casa, os espectadores contribuíram com a homenagem ao aniversário da cidade e se emocionaram com a noite que foi aberta com a execução do Hino Nacional Brasileiro e foi encerrada em clima festivo com todos cantando juntos Cidade Maravilhosa.

Fotos: Bruno Itan

 

 

Rio de janeiro, 13 de janeiro de 2015.

 

AVISO IMPORTANTE
HORÁRIOS DA BILHETERIA EM JANEIRO

 

A Fundação Theatro Municipal comunica que, excepcionalmente, o setor de Bilheteria funcionará em horários diferenciados no mês de janeiro.

BILHETERIA
Segunda a sexta-feira
10h às 17h

Sábado
10h às 15h

Domingo
Setor não funciona

 

 

Rio de Janeiro, 12 de janeiro de 2015

 

A Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro informa que os agentes de recepção e de segurança prestaram toda a assistência aos espectadores durante a saída do concerto teatral “O Pequeno Príncipe”, no fim da tarde de domingo, 11 de janeiro. Os Funcionários do Theatro Municipal perceberam a movimentação suspeita de um grupo de jovens na Cinelândia, avisaram sobre o problema aos espectadores e convidaram o público a permanecer no interior do Theatro até que o grupo fosse disperso pela Polícia Militar, na praça. Os agentes do Theatro ficaram posicionados ao pé da escadaria principal, fazendo um cordão de isolamento, de modo a permitir a saída tranquila dos espectadores.

 

A Secretaria de Estado de Cultura e a Fundação Theatro Municipal têm recebido todo o apoio da Polícia Militar e vão manter o estreito relacionamento com a Corporação, no sentido de preservar a segurança no entorno do Theatro.

 

Assessoria de Comunicação do Theatro Municipal