Programação

455x214_ballet meio dia

Programação popular para a hora do almoço

Às vésperas de completar 110 anos, no próximo dia 14 de julho, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro continua renovando seu público. A própria ação nesse sentido é a apresentação, dias 25 e 26 de junho, do “Balé do Meio-Dia”, espetáculo criado com a intenção de atrair quem passa todos os dias pelo teatro em seu horário de almoço, mas nunca entrou nessa belíssima joia arquitetônica. O Corpo de Baile do TM dançará coreografias dos grandes balés do repertório mundial, em suas principais fases – a clássica, romântica e neoclássica.

Com preço único e popular, a R$10, e duração de 60 minutos, as duas récitas de balé serão com música gravada e figurinos do acervo, de produções anteriores.

JUN 25 e 26, terça e quarta - 12h00
Alexandre Tharaud_455x214

Exímio pianista, o parisiense Alexandre Tharaud é um artista consagrado. Aos 14 anos ingressou no Conservatório de Paris; aos 17 conquistou o primeiro prêmio de piano na classe de Germaine Mounier. Aperfeiçoou-se com Claude Helffer, Leon Fleisher e Nikita Magaloff. Sua paixão pela música vai do Barroco ao repertório contemporâneo.

JUN 27, quinta - 20h00
455x214_Grandes Vozes

TMRJ apresenta a Série GRANDES VOZES no Municipal do RJ

O Theatro Municipal apresenta o primeiro concerto da série “Grandes Vozes no Rio de Janeiro”. Para marcar a estreia do projeto, que ao longo dos próximos anos trará algumas das maiores estrelas internacionais da ópera, teremos o tenor Vittorio Grigolo. O consagrado cantor se apresentará em árias de óperas de Verdi, Puccini, Donizetti, Massenet, Gounod e Offenbach.

JUL 07, domingo - 17h00
455x214

Ópera Fausto será o clímax das comemorações dos 110 anos do Theatro Municipal

Obra-prima de Charles Gounod encerra a programação de 14 de julho, com entrada franca para vários espetáculos ao longo do dia

Caberá à ópera Fausto, ausente dos palcos cariocas há quase meio século, o papel de finalizar, dia 14 de julho, as comemorações pelos 110 anos do Theatro Municipal, com uma apresentação às 17h sob a direção musical do maestro Ira Levin.

Nesse que será um domingo marcado por diversos espetáculos gratuitos, encenados pelos corpos artísticos do Municipal, o público assistirá à consagrada montagem da obra-prima de Charles Gounod criada pelo diretor artístico André Heller-Lopes, que colheu inúmeros elogios de público e crítica na abertura do XXI Festival Amazonas de Ópera, em 2018.

JUL 14, domingo - 17h00/ JUL 17, quarta e JUL 19, sexta - 19h00/JUL 21, domingo - 17h00/JUL 24, quarta e JUL 26, sexta - 19h00/JUL 28, domingo - 17h00
Celtic_455x214

A magia da música e da cultura irlandesa

Quarteto feminino já vendeu mais de 10 milhões de CDs e DVDs e quatro milhões de ingressos de seus shows pelo mundo afora, e traz para o Brasil, em Agosto, a sua nova turnê, “Ancient Land”, sucesso mundial.

O quarteto feminino irlandês Celtic Woman iniciou a sua trajetória em 2005, e desde então vem conquistando o coração de um grande público com sua excelência musical e shows visualmente impressionantes apresentados nos seis continentes.

 

AGO 17, sábado - 20h30 e AGO 18, domingo - 20h00
Avi_Avital_455x214

Avi Avital, bandolim
L’Arte del Mondo

Em extensa turnê, o famoso bandolinista se apresentará com a reconhecida orquestra alemã L’Arte del Mondo, fundada e dirigida pelo maestro Werner Ehrhardt. O conjunto, que se apresenta com instrumentos de época conquistou uma série de prêmios por suas gravações. No repertório obras de Bach, Vivaldi e Bartók arranjadas pelo próprio Avital, além de originais para o instrumento de Mendelssohn, Paisiello e De Falla.

AGO 19, segunda - 20h00
455x214montreal

A companhia canadense famosa pela técnica, rigor e estética de suas produções foi fundada em 1972 por Geneviève Salbaing, Eva von Genscy e Eddy Toussaint. Desde 1998 a direção artística está a cargo de Louis Robitaille.

O alto nível técnico e artístico da companhia tem atraído coreógrafos de renome internacional, que nela encontram terreno fértil e toda a liberdade para desenvolverem seus projetos mantendo sempre a identidade do BJM. Estas colaborações permitem à companhia a criação de um repertório exclusivo mas acessível a todos. Hoje o conjunto é considerado o principal embaixador da dança do Québec em todo o mundo somando mais de 2.000 apresentações em 67 países.

SET 07, sábado - 20h00 e SET 08, domingo - 16h00
madelaine_455x214

A cantora americana retorna ao Brasil para divulgar “Anthem”,
o mais ambicioso álbum de sua bem-sucedida trajetória musical,
e também mostrar vários de seus maiores sucessos. 

Nove álbuns e 23 anos desde a sua estreia discográfica, a cantora e compositora americana Madeleine Peyroux continua a desafiar os limites do jazz, aventurando-se nos campos férteis da música contemporânea com uma curiosidade contínua que a faz flertar com vários gêneros musicais de forma criativa e inspirada. Sua fusão de jazz, blues, folk, soul-funk e pop reflete uma personalidade incomum e cativante.

SET 21, sábado - 20h30 e SET 22, domingo - 20h00
OS_Montreal 455x214

Kent Nagano, regente
Veronika Eberle, violino

Fundada em 1934, a Sinfônica de Montreal conquistou reputação internacional através de uma centena de gravações e mais de 40 turnês, grande parte delas dirigidas por seu ex-diretor musical Charles Dutoit. Kent Nagano, diretor musical e regente titular desde 2006, deu sequência ao notável trabalho de Dutoit, com uma programação inovadora atualizando assim o repertório da orquestra. Como convidada, a violinista alemã Veronika Eberle que, aos 30 anos, se apresenta com um Stradivarius, e já se inscreve entre as grandes do instrumento.

OUT 03, quinta - 20h00