Programação

OSB - crédito - Cícero Rodrigues

Ministério da Cidadania e NTS apresentam  

OSB faz concerto em homenagem às mulheres, dia 26 de março, no Theatro Municipal 

Maestrina Priscila Bomfim fará sua estreia à frente da orquestra, com programa dedicado a compositoras mulheres 

A Orquestra Sinfônica Brasileira irá homenagear as mulheres no concerto de abertura da Série em Foco, dia 26 de março, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Cinco grandes compositoras do século XVIII e XIX terão suas obras no programa e a regência ficará a cargo da maestrina Priscila Bomfim, que fará sua estreia à frente do grupo. A OSB conta com a Lei Rouanet e tem a NTS como mantenedora, Vale, Brookfield e Eneva como patrocinadoras.

Com o objetivo de levar ao público uma celebração da diversidade, a Série Em Foco terá seu primeiro concerto dedicado às mulheres. Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, a OSB levará ao palco do Theatro Municipal um recorte com obras de compositoras do século XVIII e XIX. Pouco executadas por orquestras ao redor do mundo, três peças do programa serão tocadas pela primeira vez no Brasil – a Sinfonia nº 3, de Louise Farrenc; a abertura da ópera The Boatswain’s Mate, de Ethel Smyth; e a Sinfonia em dó maior, de Marianna Martines.  “A excelente qualidade artística do trabalho dessas compositoras nos faz questionar por que suas músicas  não são mais executadas tanto no Brasil quanto no exterior” – pontua Pablo Castellar, Diretor Artístico da OSB. 

 

 

 

MAR 26 - terça - 20h00
gades_fuenteovejuna_ingresso_rapido_principal2

Considerada ainda hoje o grande expoente da dança espanhola e principal representante da dança flamenca no mundo, a Compañia Antonio Gades está de volta ao Brasil.

Gades popularizou a dança flamenca de tal forma que não é possível pensá-la sem levar em conta seu papel na busca pelo essencial do gênero. O bailarino e coreógrafo faleceu em 2004, deixando para o mundo uma herança de criatividade e beleza.

Sua paixão pela dança e pela música flamenca gerou uma obra de enorme repercussão no cinema, teatro e televisão. E sua companhia, sob a direção artística de Stella Arauzo, continua a apresentar seus trabalhos com a qualidade artística pela qual sempre primou.

MAR 29 - sexta , 20h00 e MAR 30 - sábado, 20h00
gades_carmen_ingresso_rapido_principal2 (1)

CARMEN
Inspirado livremente na obra do romancista francês Prosper Merimée, o balé Carmen foi a primeira obra cênica da mítica colaboração de Antonio Gades com o cineasta Carlos Saura. A dupla partiu a intensa música criada por Bizet para sua ópera homônima e a contrapôs à sensualidade, paixão, amor e rivalidade reverberados no mais autêntico flamenco.
Os artistas da Compañia Antonio Gades vivem e respiram o balé, revelando as múltiplas facetas de um personagem lutador, apaixonado e amante da liberdade. A magistral transição entre as cenas traz a assinatura cinematográfica de Saura. A inconfundível clareza na exposição do drama reafirma a característica marcante das obras de Gades. Os acontecimentos se sucedem de tal forma, que ao final o espectador fica em dúvida, sem saber ao certo se assistiu ao ensaio de uma companhia de flamenco ou a uma autêntica tragédia.
Vinte e oito anos depois de sua criação, a Carmen de Antonio Gades e Carlos Saura continua impactando os espectadores de todo o mundo. Obra revolucionária em seu tempo, acabou por converter-se em um clássico da dança espanhola.

MAR 31 - domingo , 16h00
Site Queen

Após o retumbante sucesso da turnê mundial, finalmente chega ao Brasil, The Queen Extravaganza, um show espetacular, criado pelos companheiros de banda e integrantes originais do Queen – o icônico baterista Roger Taylor e o lendário guitarrista Brian May, para levar a gloriosa música e experiência da lendária banda de rock Queen.

 

“O Queen Extravaganza é um show especialmente projetado para permitir que novos fãs, junto com fãs do passado, celebrem a música de Queen em um evento de tirar o fôlego, diz Taylor. “É muito espetacular, é muito visual, haverá alguns choques e algumas tremendas surpresas. Será uma celebração do rock na tradição Real.”

 

 

MAI 31 - sexta , 20h30 e JUN 01 - sábado, 20h30