Concerto Série Grandes Vozes no RJ

Concerto soprano ‘Pretty Yende’ – Série “Grandes Vozes no Rio de Janeiro”

GRANDES VOZES NO RIO DE JANEIRO APRESENTA O CONCERTO DO SOPRANO PRETTY YENDE

Aluna da primeira negra a se apresentar nos palcos operísticos durante os anos do apartheid na África do Sul, Pretty Yende vem à cidade maravilhosa para se apresentar na  “Série Grandes Vozes” 2020 do Theatro Municipal, acompanhada pela Orquestra Sinfônica do Theatro, sob a regência do maestro Ira Levin.

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro apresenta o segundo concerto da “Série Grandes Vozes” com o soprano Pretty Yende,  dia 13 de junho, sábado, às 20h. Apesar de jovem, tem uma carreira já consolidada graças ao seu talento extraordinário.

Nascida em 1985 na África do Sul, na pequena cidade de Piet Retief, a cerca de trezentos quilômetros de Johanesburgo, o soprano Pretty Yende foi apresentado ao canto de uma maneira familiar a muitos sul-africanos: em seu coral de igreja. Aos dezesseis anos, ela ouviu o “Dueto das Flores” da ópera Lakmé em um comercial de televisão da British Airways e ficou tão extasiada com sua beleza que decidiu naquele momento abandonar seus planos de se tornar uma contadora para estudar canto lírico. Em pouco tempo, ganhou uma bolsa do South African College of Music na Cidade do Cabo para estudar com a professora Virginia Davids, a primeira negra a se apresentar nos palcos operísticos da África do Sul durante os anos do apartheid. Com a ajuda de Davids, o talento extraordinário de Yende floresceu e ela triunfou: participou das Competições Internacionais Hans Gabor Belvedere (2009) e Operalia (2011), sendo a primeira artista da história a ganhar o primeiro prêmio em todas as categorias.  Seu sucesso lhe proporcionou um convite para participar do prestigiado programa para jovens artistas do La Scala de Milão, onde estreou nos palcos em 2010, interpretando o papel de Berenice em L’Occasione fa il Ladro, de Rossini. No mesmo ano, ganhou o primeiro prêmio no Concurso de Voz Leyla Gencer e no Concurso Internacional de Belcanto Vincenzo Bellini.

Pretty Yende cantou em todas as principais casas de ópera do mundo: Berlim, Nova York, Los Angeles, Barcelona, Hamburgo e Paris, além de participar frequentemente de espetáculos no La Scala. Seus papéis incluem Lucia (Lucia di Lammermoor), Juliette (Romeu e Julieta), Rosina (Il barbiere di Siviglia), Adina (L’elisir d’amore) e Elvira (I puritani). Em 2013, cantou Lucia na Cidade do Cabo.

Em 2016, ela lançou seu álbum de estreia A Journey para a Sony Classical e apareceu como convidada musical em vários programas de televisão, incluindo “The Late Show” com Steven Colbert, “The Wendy Williams Show” e “Good Morning America”. Lançou seu segundo álbum solo, intitulado Dreams, um ano depois, na Sony Classical, que levou a revista Opera Now ao delírio com sua “vibrante paixão juvenil” e sua “técnica maravilhosamente segura”.

A “Série Grandes Vozes”, que em sua edição 2020 já presenteou o público, com a apresentação do famoso soprano americano-canadense Sondra Radvanosky,  Pretty Yende, será a segunda cantora se apresentar na cidade. O Theatro Municipal vai receber ainda outras estrelas internacionais da ópera, como o célebre mezzo- soprano da Geórgia, Anita Rachvelishvili e o soprano italiana Maria Agresta.

O projeto Grandes Vozes no Rio de Janeiro já impactou e investiu em mais de 1.500 crianças e adolescentes que vivem em comunidades carentes do Rio, e dará continuidade às ações de caráter sociocultural, com apresentações gratuitas e abertas ao público, em Escolas Municipais cariocas e equipamentos da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Estado. Todos os artistas vão oferecer Master Classes gratuitas para jovens cantores líricos brasileiros.

PROGRAMA:

Bel canto árias de Bellini e Rossini e árias francesas de Meyerbeer, Gounod e Massenet

SOPRANO:

Pretty Yende

OSTMRJ:

Direção musical e regência: maestro Ira Levin

JUN 13, sábado - 20hh00

Frisa e Camarote – R$ 250,00
Plateia e Balcão nobre – R$ 250,00
Balcão superior – R$ 250,00
Balcão superior lateral – R$ 150,00
Galeria – R$ 75,00