Concerto

“Pedro e o Lobo” de Prokofiev & “Eine Kleine Nachtmusik” de Mozart

PROGRAMA_PEDRO e o LOBO – (Arquivo para Download)

“Pedro e o Lobo”, obra composta para crianças pelo compositor russo Sergei Prokofiev, terá narração de Ana Botafogo.

A regente Priscila Bomfim irá reger a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal, na apresentação do dia 15 de agosto.

Composto em 1936 por Sergei Prokofiev, a obra sinfônica “Pedro e o Lobo” vêm, há mais de 80 anos, cumprindo com o que era a proposta original do autor: aproximar as crianças da música de concerto, por meio de uma história divertida que associa cada personagem a determinado instrumento ou naipe da orquestra.

A aventura do menino Pedro, que resolve caçar o lobo mau munido apenas de uma espingarda de rolha, popularizou-se pelo mundo, conquistando um novo público para Prokofiev. O russo passou à história como um dos maiores compositores do século XX, assinando balés, óperas, concertos além de duas trilhas sonoras para filmes de Sergei Eisenstein.

De caráter bastante educativo e com texto do próprio Prokofiev, o conto sinfônico descreve os personagens através dos motivos condutores. As cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo) representam Pedro; as trompas, o lobo; o fagote, o avô do menino; a flauta transversal, o pássaro; o oboé, o pato; o clarinete, o gato. Quanto aos caçadores, o tema é introduzido pelo naipe das madeiras (instrumentos de sopro) e os tiros são evocados pelos tímpanos, pratos e pelo bumbo.

São inúmeros os atores e personalidades que emprestaram sua voz para a narração de “Pedro e o Lobo”, entre eles Boris Karloff, Sophia Loren, Antonio Banderas, Alice Cooper, David Attenborough, Sting, Sharon Stone, Ben Kingsley, Mia Farrow, Sean Connery, Eleanor Roosevelt, Leonard Bernstein, David Bowie, Patrick Stewart e até Mikhail Gorbachev e Bill Clinton. No Brasil, Rita Lee e Roberto Carlos fizeram o papel que será desempenhado, dia 15 de agosto, no Theatro Municipal, pela primeira-bailarina Ana Botafogo.

Iniciando o programa a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal, irá executar a conhecido e maravilhosa “Eine Kleine Nacht Music”, (Pequena Serenata Noturna) para cordas do genial Wolfgang  Amadeus Mozart

Elenco:

Narradora: Ana Botafogo primeira-bailarina do TMRJ

Orquestra Sinfônica do TMRJ

Regência – Priscila Bomfim

AGO 15, quinta - 19h00

Frisa e Camarote – R$ 40
Plateia e Balcão nobre – R$ 40
Balcão superior – R$ 20
Balcão superior lateral – R$ 20
Galeria – R$ 10
Galeria lateral – R$ 10