imagem site 455x214
Ópera

“Os Contos de Hoffmann” de Jacques Offenbach

Theatro Municipal comemora os 200 anos de Jacques Offenbach encenando a ópera fantástica “Os Contos de Hoffmann”

Espetáculo terá a direção musical e regência de Priscila Bonfim, estreia dia 16 de maio com duas récitas, dias 18 e 19.

A última e mais popular obra de Jacques Offenbach, a ópera fantástica “Os Contos de Hoffmann” terá uma nova montagem 64 anos depois da última apresentação no Rio de Janeiro, ocorrida em julho de 1955. O espetáculo será, também, uma oportunidade para o Municipal comemorar os 200 anos de nascimento do compositor que era alemão, mas considerava-se um genuíno parisiense.

A ópera terá a direção musical da maestrina Priscila Bonfim, à frente do Coro e Orquestra do TMRJ e um elenco de solistas renomados, com três récitas dias 16, 18 e 19 de maio (esta última, a preços populares).

No formato de concerto cênico, a concepção da obra, assinada pelo diretor artístico do TMRJ, André Heller-Lopes, que contará com a participação especial da Cia. Ballet da Escola Maria Olenewa do TMRJ, que será coreografada por Hélio Bejani e Jorge Texeira. Heller irá inaugurar uma parceria com a Escola de Artes Visuais do Parque Lage, para montar a parte cenográfica. A escola convidou quatro artistas do coletivo feminino Trovoa, grupo formado por artistas negras, para pintar o painel de 20 metros de comprimento.

O libreto da ópera de Offenbach é de Jules Barbier, baseado em contos de E.T.A Hoffmann, escritor alemão que ficou conhecido como um dos principais nomes da literatura fantástica. O escritor é, aliás, o principal personagem da ópera, cuja história gira em torno das decepções amorosas do poeta Hoffman por três musas: a boneca Olympia, a inocente Antonia e a cortesã Giulietta. No presente, ele disputa a paixão de Stella com um vilão rico e sem escrúpulos. “Os Contos de Hoffmann” é uma das óperas mais produzidas no mundo.

Grande elenco nacional

Para dar vida ao poeta Hoffmann do papel-título, o TMRJ convidou o tenor paulista Eric Herrero, que o público carioca conhece de elogiadas participações em óperas como “Tosca”, “Jenufa” e “Norma”. Ao seu lado, como os quatro vilões da trama, o barítono Vinícius Atique. No papel das musas do poeta, dois elencos de artistas: Marina Considera e Marianna Lima (Giulietta, a Cortesã), Maria Gerk e Rose Provenzano-Páscoa (Olympia, a Boneca sem Vida) e Ludmilla Bauerfeldt e Michele Menezes (Antônia, a Virtuosa). Bauerfeldt participou do “Stars and Rising Stars”, festival que acontece em Munique, Alemanha. Completam o elenco cantores solistas do TMRJ – Geilson Santos, tenor que interpretou canções de Hector Berlioz no espetáculo “Be-Marche”, no próprio Theatro Municipal, em abril último, Noeli Mello, Ossiandro Brito, Cícero Pires e Patrick Oliveira, além do baixo Murilo Neves, solista convidado.

Curiosidades dos “Contos”

Jacques Offenbach não viveu para ver a estreia de sua obra em Paris, na Opéra-Comique, em 10 de fevereiro de 1881. Faleceu durante os ensaios, deixando a orquestração e certas passagens incompletas. Por motivos considerados práticos pelo diretor da Opéra-Comique, “Os Contos de Hoffmann” estreou bastante mutilada. Um ato inteiro foi cortado. O que se seguiu nos anos posteriores foi uma coleção de enxertos e modificações que transformaram pouco a pouco a obra. A ópera começou a ser reconstituída a partir de 1970, com uma sucessão de descobertas de manuscritos inéditos que se estende até o final da década de 90. Existem ao menos, desde a estreia absoluta da ópera em 1881, oito diferentes partituras editadas.

Para seu retorno ao palco máximo do Rio de Janeiro foi escolhida a versão mais famosa da ópera, conhecida como “Choudens”, que inclui vários trechos populares cortados das novas edições críticas, notadamente a famosa ária de barítono “Scintille Diamant” e o conhecido septeto do ato de Veneza. A ária “barcarola” (Belle nuit, ô nuit d’amour),  no 3º Ato, foi utilizada em muitos filmes, incluindo “A Vida é Bela” e “Titanic”.

Elenco:

Hoffmann – Eric Herrero
Olympia – Maria Gerk (dias 16 e 19)/Rose Provenzano-Páscoa (dia 18)
Antonia – Ludmilla Bauerfeldt (dias 16 e 19)/Michele Menezes (dia 18)
Giulietta – Marina Considera (dias 16 e 19)/Marianna Lima (dia 18)
Lindorf, Coppelius, Miracle, Dapertutto – Vinícius Atique
Andrès, Cochenille, Frantz, Pitichinaccio – Geilson Santos
Niklause, Mãe de Antônia – Noeli Mello
Crespel, Schlemil – Murilo Neves
Nathanael, Spalanzani – Ossiandro Brito
Hermann, uma voz de baixo – Cícero Pires
Luther – Patrick Oliveira
Coro e orquestra sinfônica do TMRJ
Direção musical e regência – Priscila Bomfim

Romilton Santana de Lima Junior
Julio Cassini Vitali
Jose Ailton Junior de Souza

PROGRAMA_Contos_de_Hoffmann – (Arquivo para Download)

Abaixo o link de “Barcarolle” – um trecho da obra de Jacques Offenbach:

MAI 16, quinta - 20h00, 18 e 19 , sábado e domingo - 17h00

Dia 16 de maio, quinta-feira às 20h00 e 18 de maio, sábado, às 17h00:
Frisas e camarotes (6 lugares) – R$ 360
Camarotes (5 lugares) – R$ 300
Plateia e balcão nobre – R$ 60
Balcão superior – R$ 40
Balcão superior lateral – R$ 20
Galeria – R$ 20
Galeria lateral – R$10

Meia-entrada para estudantes, idosos e menor de 21 anos;
10% de desconto para funcionários públicos;
Desconto Visita Guiada – apenas Plateia Balcão Nobre e Superior – O valor pago na Visita Guiada será aplicado na compra do ingresso;
Usuário Cartão GIRO do MetrôRio – 30% de desconto.

19 de maio, domingo, às 17h00:
Todos os lugares – R$10 (récita a preços populares)

Censura: Livre

Theatro Municipal do Rio de Janeiro – Praça Floriano s/n° – Centro

Lotação – 2.226 lugares
Duração total – 2 horas e 45 minutos

Ingressos na bilheteria ou no ingressorapido.com.

O Theatro Municipal é vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro