Aniversario Theatro

Theatro Municipal, 109 Anos Espetáculos Gratuitos

Como é tradição nesta data, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro comemora seus 109 anos de existência com as portas franqueadas ao público e uma extensa e diversificada programação que se estende ao longo do dia.

O programa será aberto às 14 horas com o Divertissement de Aniversário, apresentado pela Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, criado exclusivamente para a ocasião. Segue-se o espetáculo A Modinha que não sai de Moda, com integrantes do Coro do TMRJ. Durante cerca de uma hora será mostrado um selecionado repertório de diferentes períodos, através de roteiro teatral, dinâmico e informativo.

As comemorações prosseguem com o Quarteto Atlas, formado por quatro dos principais músicos da OSTM, interpretando um amplo repertório que abrange composições da Villa-Lobos, Dmitri Shostakovich e Ricardo Cândido. O concerto dura aproximadamente uma hora.

O programa de encerramento da noite reúne em cena os três Corpos Artísticos do Theatro Municipal, Ballet, Coro e Orquestra. Na primeira parte, será reapresentado o último ato de Raymonda, recentemente aclamado no espetáculo Joias do Ballet, com a participação do Corpo de Baile e OSTM, regida por Jésus Figueiredo. Para fechar as comemorações em clima festivo, nada mais apropriado que a Ode à Alegria (4º movimento da Nona Sinfonia de Beethoven), com o Coro e a Orquestra do TMRJ, sob a regência do maestro titular, Claudio Cruz.

Um dos mais imponentes e belos prédios do Rio de Janeiro, o Theatro Municipal, inaugurado em 14 de julho de 1909, é considerado o principal teatro do Brasil e um dos mais importantes da América do Sul.  Sua história mistura-se  com a trajetória da cultura do país. Ao longo de mais de um século de existência, tem recebido os maiores artistas internacionais, assim como os principais nomes nacionais, da dança, da música e da ópera. Vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e atualmente presidido por Fernando Bicudo, o TMRJ se orgulha de abrigar três Corpos Estáveis (Ballet, Coro e Orquestra). Em 2018, foi eleito em pesquisa junto ao público como o “teatro mais amado do Rio”. Comemoremos!

O Theatro Municipal é vinculado à Secretaria de Estado de Cultura.

14h- Divertissement de Aniversário – Escola de Dança Maria Olenewa do TMRJ

Duração: 35 minutos. Livre.

16h- Espetáculo A Modinha que não sai de Moda, com integrantes do Coro do TMRJ

Duração: 60 minutos. Livre.

18h-Apresentação do Quarteto Atlas, composto por integrantes da OSTM

Duração: 60 minutos. Livre.

20h – Apresentação dos Corpos Artísticos do TMRJ:

PRIMEIRA PARTE: Último ato do balé Raymonda, com o Ballet e a Orquestra do TMRJ

Regente: Maestro Jésus Figueiredo

Duração: 18 minutos. Livre.

SEGUNDA PARTE: Ode à Alegria (4º movimento da Nona Sinfonia de Beethoven) com o Coro e a Orquestra do TMRJ.

Regente: Maestro Claudio Cruz

Solistas: