viva mozart

Viva Mozart! Sinfonia 40 e Missa da Coroação

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro apresenta, no domingo 16 de setembro às 17h, o concerto Viva Mozart!  Sinfonia 40 e Missa da Coroação, em récita única com preços a partir de R$ 5,00. O programa, formado por duas conhecidas obras do prodigioso compositor austríaco, será executado pela Orquestra Sinfônica, solistas e Coro do TMRJ, sob a regência do maestro titular Claudio Cruz.

Nascido em 1756, Wolfgang Amadeus Mozart foi um dos mais prolíferos e influentes compositores de sua época.  Durante seus breves 34 anos de vida, escreveu cerca de 600 obras, entre sinfonias, concertos, óperas, corais e música de câmara, das quais muitas se tornaram referências no repertório do período clássico. As circunstâncias de sua morte prematura em 1791, nunca esclarecidas, renderam histórias e ficções em torno deste que foi o grande prodígio da história da música e é um dos mais amados pelo público ainda hoje.

Mozart escreveu 41 sinfonias. As três últimas (39,40 e 41) foram compostas durante um único verão no ano de 1788, fato considerado extraordinário por estudiosos e admiradores. A Sinfonia 40 em sol menor, K. 550, se destaca no repertório sinfônico do músico, que atuou na corte de Salzburg, como uma de suas composições mais apreciadas e uma das mais executadas e gravadas.

A Missa da Coroação em Dó Maior – KV 317, que será cantada pelos solistas e Coro do Theatro Municipal, datada de março de 1779, provavelmente foi feita como serviço de Páscoa da Catedral de Salzburg, onde teria sido tocada no dia 4 de abril daquele ano. Considerada uma das obras prediletas da realeza, teria sido tocada na coroação do Imperador Francisco I da Áustria, pai da imperatriz Leopoldina. Posteriormente, ficou conhecida como Missa da Coroação. Juntamente com o Réquiem, que deixou inacabado, é uma das obras mais populares da produção de Mozart no campo da música litúrgica.

O Theatro Municipal é Vinculado à Secretaria de Estado de Cultura

Programa Viva Mozart!